Malvavisco come-se tudo
- O que tem no seu prato?
- 3 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de fev. de 2021
Com certeza você já se deparou com este arbusto por aí, e pode até ter provado o "melzinho" de sua flor, quando criança. Com cores fortes e vibrantes e sendo bastante comum em jardins, hoje você vai descobrir tudo o que pode consumir desta planta!

Flores comestíveis estão cada vez mais presentes na alimentação do brasileiro, principalmente por agregar cor, beleza e textura aos pratos. Mas nem só da imagem vivem as flores. E neste texto provamos isso, mostrando todos os benefícios à saúde ao se consumir o Malvavisco.
QUEM É O MALVAVISCO?
O Malvavisco (Malvaviscus arboreus) é uma espécie de arbusto de até 4 m de altura nativo do México e do norte da América do Sul com folhas verdes e lindas flores avermelhadas que se destacam.
Ela ganha diversos outros nomes populares como: Hibisco, Hibisco-colibri, Amapola, Quesillo e por aí vai.
No Brasil é amplamente utilizado de forma ornamental, especialmente como cerca viva, dando privacidade e trazendo beleza aos quintais de casas e condomínios. Mas esta planta que encanta os olhos promete encantar também os paladares.
Tudo no Malvavisco é comestível, mas principalmente suas flores e folhas jovens que podem ser consumidas cruas ou cozidas, agregando sabor e beleza aos pratos do dia a dia.
O chá de suas flores é também utilizado de forma medicinal, principalmente como um anti-inflamatório e suas folhas contém uma série de minerais e vitaminas comuns em folhas de tonalidade verde-escura.
Cheia de beleza e super nutritiva esta planta promete sair direto do jardim para o prato.
MALVAVISCO: COMO IDENTIFICAR?
Bastante comum em jardins e praças, este arbusto de flores lindas pode ser facilmente identificado através de suas folhas e flores.
FOLHAS
São verde-escuras
Rugosas e ásperas
Serrilhadas ao longo de toda borda
São um arbusto denso
FLORES
São mais comumente vistas na cor vermelho escarlate, mas podem também serem rosadas
Suas pétalas são fechadas
Pétalas presas por um único basal (cálice verde que prende as pétalas)
A planta possui frutos, mas são extremamente raros devido às interferências do homem na seleção de cultivo.
PARTES COMESTÍVEIS
Utilizando as flores do Malvavisco, é possível produzir uma linda e saborosa geleia que acompanha bem pães, queijos e torradas.
Tudo no Malvavisco é comestível: raízes, caules, folhas, flores e frutos.
Folhas e flores jovens podem ser consumidas cruas sem problemas, dando cor à sua salada e agregando muito valor nutricional. Também podem ser cozidas ou refogadas, sendo excelentes para recheios de tortas e omeletes, ou para servir com carnes e saladas mornas.
As flores apesar do pouco sabor, podem ainda ser utilizadas para preparar geleias e compotas.
Raízes, caules e frutos são mais utilizados para preparo de infusões e xaropes que prometem trazer benefícios à saúde.
06 BENEFÍCIOS À SAÚDE AO SE CONSUMIR MALVAVISCO
Como na maioria das hortaliças verde-escuras, o Malvavisco também é repleto de minerais como Ferro, Potássio, Magnésio, Cálcio e VitaminasVitaminas dos complexos A, B, C e K. O Malvavisco promete ser um excelente aliado na manutenção da nossa saúde.
Dentre os benefícios à saúde, destacamos 06 dos mais importantes:
Ameniza problemas respiratórios como bronquite e asma
Excelente anti-inflamatório
Alivia dores de dente e feridas na boca
Regula o trato intestinal
Contribui com a saúde dos ossos
Ajuda na saúde do sangue
É legal lembrar que apesar de excelente para a saúde, a Vitamina K pode interferir no efeito de remédios anticoagulantes, então é preciso sempre cuidado ao se consumir verduras escuras, sendo ela PANC ou não.
RECEITA COM MALVAVISCO
Uma das receitas mais simples e rápidas de se fazer utilizando as flores do Malvavisco é a geleia. Você precisa apenas de 02 ingredientes: Malvavisco e Açúcar.
Para fazer também é super tranquilo:
Em uma panela, em fogo alto, adicione 2 xícaras das pétalas das flores do Malvavisco
Adicione 1/2 xícara de açúcar
Mexa e amasse rapidamente com uma colher, até dar o ponto
A dica é deixar o fogo o mais alto possível para evitar a perda de cor, pois a geleia tende a ficar roxa após o cozimento.
Outra informação importante é que por conta da mucilagem presente nas flores, é legal evitar o uso de processadores ou liquidificadores para picá-las. Use as mãos ou faca bem afiada.
Quer conhecer novas receitas com Malvavisco? Clique aqui ou acesse @oquetemnoseuprato.
Leia também sobre outras PANC:
Comments