Trevinho: dá sorte pra quem come!
- O que tem no seu prato?
- 19 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de fev. de 2021
Não é Trevo-de-quatro-folhas, mas... Apesar de só terem três folhas, os Trevinhos do gênero Oxalis têm sabor azedo como o do limão e prometem muito mais sorte que pé de coelho.

A quantidade de espécies de plantas do gênero Oxalis é enorme, e para nossa sorte, mais de 50 delas são comestíveis! Elas são fáceis de se encontrar, super saborosas e lindas. Com um currículo assim, não é difícil de acreditar que estas plantinhas que aparecem literalmente em todo canto podem sim trazer sorte aos que consomem suas flores e folhas.
QUEM É O TREVINHO?
O Trevinho (Oxalis articulata), também conhecido por Azedinha, Trevo-azedo e Trevo é uma planta herbácea da família das Oxalidaceaes, que possui 6 gêneros e quase 800 espécies, onde as Oxalis estão catalogadas em maior número. Delas, sabe-se que mais de 50 espécies são comestíveis.
Esta PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) que é possivelmente nativa do México, se tornou muito apreciada no mundo em especial na França, Itália, Portugal, Inglaterra e até na Irlanda. Cresce espontaneamente ao longo de todo o Brasil, podendo ser encontrada tranquilamente em jardins, praças, terrenos baldios e até invadindo os vasos ornamentais de casas e apartamentos.
Admirada por muitas crianças por seu sabor azedinho, e utilizada amplamente na gastronomia para enfeitar pratos, não é de hoje que esta planta é utilizada como alimento. Existem registros históricos que já na Idade Média ela era utilizada para temperar molhos ou em substituição do vinagre para ser usada em saladas e carnes.
COMO IDENTIFICAR O TREVINHO?
Identificar o Trevinho pode até parecer fácil por conta de seu formato característico, mas a verdade é que existem diversas variedades de trevos com colorações e formatos diferentes. As folhas apresentam formato de trevo tendo diferentes tons de rosa, roxo ou verde. Os formatos também variam, podendo ser mais arredondados ou compridos, pequenos ou grandes, espalmados ou mais fechados. Sempre presas a uma única haste e com altura máxima próxima dos 30 centímetros.
Suas flores são vistas em diversas cores também, mas principalmente brancas, amarelas e rosas, como as da foto deste post que são da espécie articulata. Elas têm geralmente de quatro a cinco pétalas e não têm perfume. Costumam estar fechadas de noite e quando o sol está muito forte, então colher na parte da manhã pode ser mais atrativo para decoração do prato.
A maioria das Oxalis comestíveis têm o sabor bem forte que lembra o de um Limão Taiti, que é uma característica comum em plantas com altas concentrações de ácido oxálico.
PARTES COMESTÍVEIS
No caso das Oxalis, é sempre importante lembrar da presença dos cristais de oxalato de cálcio que se formam naturalmente em toda a planta, e como nem todas as partes ficam saborosas após o cozimento, é importante consumir o mínimo possível desta planta evitando seus riscos à saúde.
FOLHAS E FLORES
As folhas e flores podem ser consumidas cruas em saladas, mas também são excelentes para preparo de sucos, doces, geleias e as flores principalmente para decoração e finalização de pratos.
TALOS
Os talos podem ser utilizados da mesma forma que as folhas e flores, e também vão bem temperando picles e farofas.
RIZOMAS
No caso dos rizomas ou bulbos, é melhor cozinhá-los antes de serem consumidos. Eles têm o tamanho de um Grão-de-bico e são excelentes como um petisco ou para incorporar vinagretes e saladas.
FRUTOS
Os frutos podem ser consumidos como as folhas, flores e talos, crus, e têm o sabor ainda mais acentuado de limão e aparentemente são mais resistentes também, podendo compor muito bem saladas.
MAS E O OXALATO DE CÁLCIO?
Muitos alimentos convencionais como o Espinafre e o Tomate também apresentam Oxalato de Cálcio.
O Oxalato de Cálcio são cristais formados naturalmente por composição química em alguns alimentos que, quando consumido em abundância, podem gerar desde irritações na garganta e na boca até sérias complicações nos sistemas: respiratório, gástrico e urinário facilitando a formação de pedras nos rins, por exemplo. Por conta disso, muitas pessoas dizem ter receio de consumir as PANC, que muitas vezes apresentarem concentrações significativas deste composto químico. É verdade que muitas destas plantas chamadas de não convencionais como os Amaranthus, Taiobas, Bertalhas Beldroegas e as Oxalis são ricas em Oxalato de Cálcio, mas é importante dizermos que ele também está presente em uma série de alimentos bastante convencionais. Veja abaixo alguns dos mais comuns:
Espinafre
Beterraba
Cacau em pó
Tomate
Amendoim
Quiabo
Carambola
Pimentão
Kiwi
Inhame
Salsinha
Sabendo disso, para se reduzir os riscos no consumo destes alimentos ricos em Oxalato de Cálcio sejam eles convencionais ou PANC, é importante realizar o prévio cozimento (Branqueamento), descartando a primeira água da fervura que é onde os cristais de Oxalato são diluídos. Nos alimentos consumidos crus, é recomendável que se consuma o mínimo possível, mas no caso de ter histórico de complicações com pedras nos rins o melhor é evitá-los.
BENEFÍCIOS A SAÚDE
Infelizmente, por serem consideradas plantas daninhas, as Oxalis acabam sendo amplamente estudadas quanto a seus malefícios na agricultura e formas eficazes de eliminá-la, sendo difícil encontrarmos estudos alimentícios sobre ela.
Mas apesar disso e dos oxalatos, popularmente ela é utilizada como fonte de Vitaminas B e C e também para diversos tratamentos como, por exemplo:
Inflamações intestinais
Inflamações do trato urinário e da bexiga
Constipação
Tratamento de feridas
Problemas respiratórios
Antibacteriana
Redução da febre
RECEITA COM TREVINHO
Esta receita prática promete conservar as flores e folhas do Trevinho, e ainda garantir um drink super refrescante e aromático para o verão! Basta utilizar as folhas e flores do Trevinho, raspas de laranja e açúcar. Para cada litro da sua Bebida favorita (alcoólica ou não) utilize:
2 xícaras de folhas e flores frescas do Trevinho
Raspas de 2 Limões Sicilianos (ou 2 Laranjas)
1/3 de xícara de açúcar
1L de bebida
Para preparar é bem simples:
Em uma vasilha, macere as folhas e flores do Trevinho com as Raspas e o Açúcar
Agora use este preparado para adoçar sua bebida, a gosto e sirva gelado
Você pode utilizá-la tanto para adoçar drinks alcoólicos como não alcoólicos, trazendo o inconfundível sabor azedinho do Trevinho. Para dar mais charme à bebida, decore o copo com algumas flores. Pode ser preparado com antecedência e conservado em geladeira até a hora de servir.
Quer conhecer novas receitas com Trevinho? Clique aqui ou acesse @oquetemnoseuprato.
Leia também sobre outras PANC:
Commentaires