Ora-pro-nóbis: "a carne do pobre''
- O que tem no seu prato?
- 3 de set. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de fev. de 2021
A Ora-pro-nóbis, também conhecida por carne do pobre leva esse nome por conter praticamente a mesma porção de proteínas que um bife.

A cada 100g de Ora-pro-nóbis, cerca de 25 a 35g delas são proteínas. Uma solução perfeita para a alimentação plant-based e também para quem pretende evitar o consumo de proteína animal ou melhorar as opções do cardápio.
QUEM É A ORA-PRO-NÓBIS?
A Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), também conhecida por Lobrobrô, Carne-de-pobre e Guaiapá é uma espécie de arbusto nativo do Brasil, sendo encontrado com mais facilidade em estados do sul, sudeste e nordeste do país. Planta que pertence à família das Cactaceaes e é super ornamental, sendo um arbusto vistoso e bonito, com folhas sempre verdes e flores brancas lindas. Ele tem as folhas, flores e frutos comestíveis, sendo utilizados na culinária nacional, principalmente nas cozinhas mineiras, em excelentes ensopados, guisados e refogados.
Minas Gerais é mesmo o estado onde essa planta mais aparece sendo aproveitada. Inclusive existe, desde 1997, um festival que acontece em sua homenagem, o Festival do Ora-pro-nóbis de Sabará (MG). Uma festa com shows e muita comida boa, onde são comercializados produtos usando esta super planta, como: pastéis, licores, sorvetes e o famoso Frango com Ora-pro-nóbis.
Além de versátil na culinária, esta planta que é rica em Proteína, Ferro, Potássio, Cálcio e Vitaminas A, B e C promete auxiliar no bom funcionamento de nosso organismo, gerando inúmeros benefícios à saúde. Aqui, vamos aprender a identificar, como consumir e o porquê esta PANC deve entrar em nossa alimentação.
ORA-PRO-NÓBIS: COMO IDENTIFICAR?
A Ora-pro-nóbis é um arbusto comumente usado de forma ornamental no estado de Minas Gerais. Está presente desde alguns quintais de casas populares até entradas luxuosas de grandes comércios.
Existem alguns aspectos a serem observados para determinarmos sua identificação. Vejamos alguns deles.
1. FOLHAS
São simples, sem recortes nem serrilhadas
Com textura lisa, mas são grossas e carnudas
Espinhos na base da folha
Formato elíptico, lembram as folhas de Louro
2. GALHOS
Os galhos são verdes e opacos
É trepadeira e usa os talos para se apoiar em paredes e grades
Os brotos verdes e de folhas pequenas aparecem nas extremidades
Muitos espinhos grandes e também menores, próximo às folhas (existem variedades sem espinho)
3. FLORES
Pétalas brancas
Miolo do amarelo ao laranja
Pouco perfume
Grandes
4. FRUTOS
Amarelos quando maduros
São carnudos e suculentos
Arredondados
Têm o tamanho de uma acerola
Com espinhos pequenos
PARTES COMESTÍVEIS
Hoje em dia é possível ver a Ora-pro-nóbis já processada sendo vendida em casa de produtos naturais. De modo geral aparece como suplemento alimentar em forma de farinha, que pode ser utilizada para preparos de pães, bolos e tortas; e também em forma de comprimidos.
Na forma natural é possível se alimentar de suas Folhas, Brotos, Flores e Frutos tanto crus, quanto em preparados culinários.
FOLHAS
Podem ser consumidas cruas em saladas ou para preparo de suco verde. Ficam ótimas quando incorporadas a pratos salgados como frango, carnes, ensopados, quiches, farofa e sopas. Também podem ser seca para preparar a farinha, que por sua vez pode adicionar cor verde e muitas vitaminas às massas como macarrão, tortas, bolos e pães.
BROTOS
Os brotos que são a parte mais jovem dos longos ramos foliares que sustentam a planta em muros e grades. Eles podem ser consumidos crus e têm textura parecida com aspargos ou vagens. São crocantes.
FLORES
As flores não têm muito sabor, mas são firmes e lindas, podendo trazer, além de todos os benefícios encontrados na planta, beleza aos preparos culinários.
FRUTOS
Os frutos têm um leve sabor ácido e adocicado, sendo perfeitos para o consumo in natura, ou para preparar doces, compotas, geleias e sucos.
BENEFÍCIOS A SAÚDE
Ora-pro-nóbis tem a mesma quantidade de proteínas que um bife ou três ovos cozidos, por exemplo.
Por conta da alta concentração de Proteínas (até 35 em 100g) e por ser abundante e de fácil cultivo, a Ora-pro-nóbis recebeu o apelido de Carne-de-pobre, mas ela pode agregar muito mais valor nutricional por conter também quantidades significativas de: Magnésio, Cálcio, Potássio, Manganês, Fósforo e Vitaminas do complexo A, C e B9 (ácido fólico), assim ela se torna uma excelente aliada na manutenção da saúde de todos, inclusive como suplemento alimentar de atletas.
Suas principais características conhecidas na medicina popular se destacam da seguinte forma:
• Auxilia no controle de diabetes
• Ajuda na manutenção do sistema digestivo
• Fortalece o sistema imunológico
• Antioxidante
• Auxilia no controle de colesterol
• Auxilia no bom funcionamento do intestino
• Cicatrizante
RECEITA COM ORA-PRO-NÓBIS
Uma forma interessante de se utilizar a Ora-pro-nóbis na alimentação cotidiana é incluir suas folhas em pratos cotidianos como feijão, farofas, refogados, tortas e quiches, ou como neste caso, para compor omeletes nutritivas e deliciosas.
Você precisa apenas de:
3 ovos
2 xícaras de folhas da Ora-pro-nóbis
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de banha (ou qualquer outra gordura)
Opcional: 1 fatia grossa de queijo (gorgonzola, branco, gruyere, muçarela ou prato)
Para preparar é bem simples:
Higienize as folhas de Ora-pro-nóbis e reserve
Em uma frigideira adicione 1 colher de sopa da banha e leve em fogo baixo até derreter. Adicione as folhas da Ora-pro-nóbis e tempere com sal e pimenta. Refogue.
Em um recipiente coloque os ovos (um por vez para evitar ovos estragados) e bata com um garfo
Adicione as folhas refogadas e misture bem, acertando o sal e a pimenta
Na frigideira, adicione outra colher da banha e despeje a mistura dos ovos
Mexa com uma espátula até começar a cozinhar (cerca de 1 minuto)
Deixe terminar de cozinhar e dobre ao meio
Sirva ainda quente
Quer conhecer novas receitas com a Ora-pro-nóbis? Clique aqui ou acesse @oquetemnoseuprato.
Leia também sobre outras PANC:
Comments