top of page

Tudo o que você precisa saber sobre a Taioba

Atualizado: 11 de fev. de 2021

Ela é uma das PANC mais emblemáticas, mas com certeza uma das mais difíceis de se identificar. Saiba tudo o que precisa saber sobre esta planta linda e deliciosa, mas que pode ser perigosa.

Um dos maiores problemas ao se consumir uma planta desconhecida é na hora de se identificar com precisão. Muitas delas são praticamente idênticas a outras plantas sem potencial alimentício, podendo te levar ao consumo de plantas tóxicas ou venenosas, por exemplo.



QUEM É A TAIOBA?


A Taioba-verde (Xanthosoma taioba), também chamada simplesmente de Taioba é uma planta da família das Araceaes que é nativa de Minas Gerais, se diferenciando da espécie que fazia parte anteriormente (Xanthosoma sagittifolium), que apesar de muito parecida, é nativa da América Central.

Com até 90 cm de altura e largas folhas verdes que podem chegar a 40 cm de comprimento, esta planta além de visualmente maravilhosa, pode ser uma bela refeição!

Ela é comumente vista em áreas sombreadas próximo a rios, lagos e charcos, isso por se ambientar muito bem em ambientes úmidos e com solos ricos em matéria orgânica.

Popularmente, dependendo da região, ela recebe outros nomes, como: Mangará, Taiá, Macabo e Malanga; sendo utilizada na culinária mais frequentemente no sudeste brasileiro, principalmente no interior dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e no litoral paulistano.

Suas folhas, talos e rizomas são consumidos de diversas formas, sempre após branqueamento. Isso por conta dos altos níveis de Oxalato de Cálcio, uma substância tóxica que, se ingerida, em poucos segundos, pode gerar sérios problemas nos tratos: digestivo, urinário e respiratório, podendo inclusive levar a morte (em altas doses).

Por essa razão, mesmo tendo certeza de que se trata de uma Taioba verdadeira, é preciso ter muito cuidado antes de consumi-la.

Ela tem o sabor parecido com o espinafre comum, e pode facilmente ser utilizada da mesma forma. Como suas folhas e talos, seus rizomas também podem ser consumidos como o inhame ou a batata, sendo excelentes para preparo de purês ou assadas e quando fritos são petiscos deliciosos.

Além de saborosa, sendo rica em Potássio, Cálcio e Vitaminas A e C, ela apresenta diversos benefícios à saúde.

Então bora aprender a identificar essa maravilha!



TAIOBA: 3 PASSOS PARA IDENTIFICAR


A Taioba é uma planta tão complicada de se identificar que mesmo sites renomados e importantes na divulgação do conhecimento alimentício e botânico apresentam, equivocadamente, fotos de outras espécies chamando-as de Taioba. Principalmente as espécies Inhame (Colocasia antiquorum), a Orelha-de-elefante (Alocasia macrorrhiza) e a Falsa Taioba (Xanthosoma robustum) que são plantas que realmente se parecem com a Taioba verdadeira, e podem facilmente enganar na identificação. Por isso resolvemos colocar uma lista de seus principais aspectos visuais que podem ajudar no reconhecimento desta planta.


1. FOLHAS


  • Elas precisam ter tom verde uniforme, ou seja, não são mescladas com outros tons de verde, nem branco, vermelho ou qualquer outra cor

  • Elas apresentam formato de coração, às vezes um pouco mais alongadas, tendo duas pontas na parte de cima e apenas uma na parte de baixo

  • Ela apresenta uma linha suave que circunda toda sua borda

  • As pontas de cima da folha se encontram precisamente no talo central

  • Elas apontam para baixo

  • Não podem ser enrugadas ou amassadas

  • Geralmente são mais escuras e brilhantes na parte da frente e mais claras e opacas na parte de trás da folha


2. TALOS


  • Os talos são verdes e opacos

  • Têm tom esverdeado uniforme

  • Eles começam no centro do rizoma e terminam no encontro das duas pontas da folha

  • Não são trepadeiras, apresentam raízes tuberosas


3. FLORES


  • Apesar de serem raras de se ver, as flores da Taioba são completamente diferentes das flores de plantas parecidas. Não são coloridas nem chamativas, ao contrário, são bastante discretas e verdes, formando um cilindro-cônico, lembrando a flor do Lírio-da-paz.


A imagem a seguir ilustra bem parte destes pontos importantes a se observar:



Todas estas características precisam aparecer simultaneamente para se afirmar ser realmente uma Taioba verdadeira. Se ainda sim estiver em dúvida, evite o consumo.

Por conta desta dificuldade e por apresentar riscos graves à saúde, é interessante sempre consumir esta planta de fontes confiáveis. Hoje em dia é possível encontrar a Taioba-verde sendo comercializada em feiras livres ou orgânicas e mercados alternativos, se torando uma ótima opção para o consumo sem o risco de ingerir outras espécies por engano.



PARTES COMESTÍVEIS


Suas folhas, talos e rizomas podem ser consumidos de diversas formas, sempre após branqueamento.

O Branqueamento se dá pelo processo de escaldar (ferver rapidamente) as folhas, seguido do resfriamento para interromper seu cozimento. Na culinária é utilizado principalmente para se manter as cores vibrantes e os sabores delicados de verduras e temperos que farão parte de outros processos de cozimentos.

No caso da Taioba, este processo funciona como um filtro para se diluir, em água, os cristais de oxalato de cálcio, garantindo seu consumo sem riscos à saúde.


FOLHAS

Após o branqueamento, as folhas podem ser utilizadas para preparo de recheios de pães, bolinhos, tortas e omeletes, ou refogadas com arroz e purês para trazer sabor e cor ao prato e mesmo para compor molhos, ou mesmo servidas refogadas, acompanhando muito bem carnes, legumes e arrozes.


TALOS

Os talos, também branqueados, podem ser utilizados da mesma forma, ou para compor a farofa do dia a dia, uma das formas mais deliciosas de se consumir.


RIZOMAS

No caso dos rizomas, após serem branqueados, eles podem ser utilizados exatamente como a batata, preparando purês, ou sendo assadas e fritas, um petisco delicioso e super nutritivo.



BENEFÍCIOS A SAÚDE


Por conta da alta concentração de Ferro, Potássio, Cálcio e Vitaminas dos complexos A e C, a Taioba se torna uma excelente aliada na manutenção da saúde. E suas principais características conhecidas se destacam da seguinte forma:


• Auxilia no controle da pressão arterial

• Ajuda no combate à anemia

• Fortalece o sistema imunológico

• Preserva a boa saúde da pele, unhas e cabelo

• Fortalece a musculatura e os ossos

• Auxilia no bom funcionamento do intestino



RECEITA COM TAIOBA


Uma das receitas mais simples, saborosas e funcionais, é utilizar as folhas da Taioba para preparar uma pasta que depois de pronta pode ser utilizada para preparar arrozes, omeletes, recheios de tortas, quiches e muito mais.

Você precisa apenas de:


4 folhas médias de Taioba

2 dentes de alho

4 colheres de sopa de azeite ou 2 de manteiga

Água para o processo de branqueamento


Para preparar é bem simples:


  1. Em uma panela, coloque água para ferver

  2. Enquanto isso pique as Folhas da Taioba, retirando o talo maior (haste central das folhas). Apesar de comestíveis, nesta receita eles não serão utilizados

  3. Adicione as folhas picadas à água fervente e cozinhe por cerca de 2 minutos (até amolecerem)

  4. Retire da panela e coloque em um recipiente com água fria para parar o cozimento.

  5. Escorra e esprema bem para retirar toda a água

  6. Em uma frigideira, refogue o alho e adicione a Taioba

  7. Refogue bem até amolecer


Você pode utilizá-la assim, picar bem com a ajuda de uma faca ou mesmo processar e liquidificar, agregando muito sabor e também uma cor verde linda ao prato.



Quer conhecer novas receitas com Taioba? Clique aqui ou acesse @oquetemnoseuprato.


Leia também sobre outras PANC:


Comments


bottom of page